Desconheço qual era a finalidade desse computador embarcado. Adquiri ele de um vendedor que não soube prontificar muitas informações sobre este aparelho, apenas disse que tinha uma configuração "parecida com Pentium 100". O item estava à venda por R$ 50,00, ofereci R$ 25,00 e ele aceitou. O que me atraiu neste aparelho foi o tamanho dele, ele é muito pequeno. A BIOS tem data de 2005, mesmo para aquela época ele era um computador pequeno.
Esse computador é alimentado por uma fonte bivolt com saída DC 12V, 1,5A, cujo plug você vê na fotografia acima. Quando abri a carcaça deste computador, não entendi qual era o componente para o qual eu apontei o dedo na fotografia abaixo. Este componente é justamente o "HD" da máquina.
Quando liguei este computador pela primeira vez, o sistema operacional que estava instalado nele era o Linux. Qualquer coisa que eu tentava fazer, desde executar um programa ou acessar um pendrive, ele pedia uma senha.
Este computador ficou de lado durante alguns anos, até que, finalmente, resolvi tentar instalar MS-DOS nele. Instalar o MS-DOS não foi tarefa fácil, ainda mais considerando-se que a instalação foi feita por meio de disquetes.
Foi uma questão de descobrir como configurar a BIOS e ir tentando. No final, até consegui jogar um jogo que instalei, o Super Stupid Space Invaders - SSSI.
- Processador AMD GX3-C3/B1
- "HD": 250 MB
- RAM: 500 KB
- 4 entradas USB;
- 1 entrada LAN
- 1 saída VGA
- 2 saídas P2 (acredito que seja para áudio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário