sexta-feira, 13 de maio de 2022

Curso Relâmpago ⚡ de MS-DOS 💾

#EletrônicaParaMakers #MSDOS
Aprenda em 1 hora o que eu aprendi em vários meses.

O MS-DOS 6.22 é um sistema operacional em desuso e fora de comercialização. Este sistema operacional já foi muito utilizado em rotinas diárias em escritórios. Naqueles tempos, o computador era interpretado como uma "máquina de escrever de luxo". Hoje, já não existem mais cursos sobre o MS-DOS. Resolvi criar este tutorial porque as novas gerações podem ter interesse sobre o tema. Apesar de ser um sistema operacional em desuso, o MS-DOS pode ser útil para jogar jogos (que não eram abundantes na minha época). Existe também a possibilidade de você aprender a programação QBasic.


Requisitos mínimos:
- Placa Mãe;
- Memória RAM;
- HD;
- Monitor;
- leitor de disquete 3 1/3'';
- 3 disquetes de 3 1/2'' (para instalar o MS-DOS);
- teclado;

Falar de requisitos mínimos hoje é uma discussão inútil. Você consegue rodar bem o MS-DOS com qualquer placa-mãe, qualquer processador e qualquer RAM.

Procedimento de Instalação:
Você vai precisar de um computador para instalar o MS-DOS em outro. Eu sei que existem outras formas de instalar o MS-DOS, estou te ensinando a minha maneira.

#1 - Copie estes arquivos na sua máquina e execute os arquivos com um disquete na unidade de leitura. Este disquete vai ser formatado e vai servir para fazer os discos de instalação do MS-DOS em outra máquina;




#2 - Agora inicie a máquina em que você deseja instalar o MS-DOS 6.22. Entre na tela da BIOS e altere as configurações para que o seu PC dê o boot pelo disquete. A instalação do MS-DOS vai apagar tudo o que estiver no HD. Quando o computador terminar de copiar os arquivos do primeiro disquete, ele vai solicitar que troque pelo segundo disquete, e depois o terceiro. Siga as orientações que vai aparecer na tela. O processo é intuitivo e auto-explicativo.


Características do MS-DOS
O MS-DOS possuí várias características. A principal delas é que você só consegue executar uma tarefa de cada vez. Através do teclado, você digita os comandos no Prompt de Comando.

O MS-DOS organiza os arquivos em sistemas de diretórios, que no Windows nós conhecemos como "pastas". Antigamente, as unidades de leitura e gravação de mídia eram conhecidas da seguinte forma:

DISCO A - Disquete
DISCO B - Disquete
DISCO C - HD
DISCO D - CD-ROM

Independente do disco que você for utilizar, é importante ter em mente que a "área principal" do disco é chamado de diretório raíz. A partir do diretório raíz, você grava os seus arquivos alí mesmo nesta área ou em outros diretórios:

DISCO A
  |__________Pasta1
  |__________Pasta2
  |            |_______Arquivo1.txt
  |____________________Arquivo2.txt


No exemplo acima temos que o diretório raíz do Disco A estão gravados diretórios Pasta1 e Pasta2 e o arquivo Arquivo2.txt. Dentro do diretório Pasta1 não há nada. Dentro do diretório Pasta2 existe apenas o arquivo Arquivo2.txt.

É importante levar em consideração que no MS-DOS o nome do arquivo e do diretório devem ter no máximo 8 caracteres. Os diretórios não possuem extensão. No caso dos arquivos, eles possuem extensão. A extensão serve para diferenciar os tipos de arquivos. A extensão tem no máximo 3 caracteres. O nome do arquivo e a extensão são separadas por um ponto. O nome completo do arquivo fica:

leiame.txt

No exemplo acima, temos que o nome do arquivo possui 5 caracteres, acompanhado pela sua extensão TXT que identifica o arquivo como sendo um texto.

Outras extensões conhecidas são: .COM, .EXE, .TXT, .BAT, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário