quarta-feira, 14 de junho de 2023

Gambiarras com informática

 A seguir, gambiarras com informática, sugestões para melhorar o bolso e a qualidade de vida...


1. Usar o celular como se fosse computador. 


Infelizmente é pouco difundido esta possibilidade de usar o celular como se fosse um PC porque a indústria não quer que você saiba disso. Aqui chama a atenção de que o autor desta ideia me parece estar utilizando um teclado DIN. 
Eu acredito ser possível uma pessoa executar a maioria das atividades diárias através de um tablet. Com ele você poderia receber e efetuar chamadas telefônicas e de whatsapp, e se quiser usar como desktop também dá.

Já um vídeo sobre esse tema [https://youtu.be/03q7jqMwRgQ] e aqui tem um artigo sobre este vídeo [http://www.eletronicaparamakers.com.br/2020/03/conecte-teclado-mouse-e-outros-perifericos-no-celular-e-use-como-pc-desktop.html].


2. Usar o teclado como ferramenta de desenho


Pra falar a verdade não sei exatamente o objetivo deste aparato. Pelo que entendi, se trata de um dispositivo para ajudar a desenhar. Observe que na mão direita o artista segura uma caneta (para fazer ilustrações num tablet) e na mão esquerda ele manipula este pedaço de teclado, que foi alterado: dá para ver pelo menos 3 potenciômetros que o usuário manipula ao fazer o desenho. Foi difícil encontrar informaçoes sobre este dispositivo, que tem um apelo "cyber punk" tremendo. É lindo e muito criativo. Ao buscar informações pela internet, me deparei com outras centenas de pessoas se questionando do que se trata este dispositivo. Encontrei este artigo, em japonês, relacionado a ele: https://weekly-ascii-jp.translate.goog/elem/000/002/614/2614761/?r=1&_x_tr_sl=ja&_x_tr_tl=en&_x_tr_hl=en

3. Usar uma chapa de madeira como gabinete de desktop





É uma ótima ideia. Expor as tripas do computador e pendurar numa parede oferece um apelo visual muito atraente que não seria possível admirar se tudo estivesse dentro de um gabinete. É óbvio, neste caso, que a pessoa não quis economizar dinheiro com gabinete, mas poderia ser o caso. Uma desvantagem importante a ser considerada: dentro do gabinete, os componentes estão protegidos da eletricidade estática, poeira e interferências de ondas de rádio, tem que levar isso em consideração antes de abraçar um projeto deste tipo.

Sobre a última foto, o autor fez a mesma coisa que nas duas primeiras fotos, mas colocou os componentes dentro de uma caixa de frutas.


4. Montar um servidor numa estrutura de estante de aço


O reuso de materiais é algo que sempre considerei interessante, pois permite economizar dinheiro e reciclar materiais. Me parece que o autor desta ideia teve muito trabalho em reutilizar 4 colunas de uma estante de aço porque ele acrescentou furos para colocar os painéis. 


5. Placa-mãe de notebook adaptada numa estrutura qualquer para ser utilizado como desktop






Já fiz isso também, segue aqui um vídeo [https://youtu.be/zWivcor--eA] e um artigo escrito sobre este tema [http://www.eletronicaparamakers.com.br/2019/09/transforme-um-notebook-quebrado-em-um-desktop.html]. Tal como comentei anteriormente, eu gosto muito da reciclagem porque te permite pensar fora da caixa e ultrapassar padrões estabelecidos pela sociedade. Mas a placa mãe fica exposta à poeira, não pode encostar a mão na placa mãe. Assim como acontece no gabinete desktop, o notebook possui folhas de alumínio que protege os circuitos de interferências de sinais de rádio ao nosso redor. Por exemplo, no meu caso, uma vez recebi uma ligação telefônica e meu notebook que virou desktop desligou no mesmo momento.


6. Substituição de suporte de bateria CR-2032


Eu sei que não é grande coisa, mas a maioria das gambiarras feitas na área da informática mexem pouco com a parte eletrônica. Por esse motivo este caso merece ser mencionado. O que aconteceu foi que quebrou o suporte da pilha CR-2032 e o autor substituiu este suporte por outra coisa que ele tinha em mãos, neste caso foi um suporte de um outro formato incompatível com a placa-mãe, mas que funcionou.


7. Utilização de notebook como se fosse desktop


Quando eu fiz o projeto do notebook quebrado que virou desktop (links estão acima), vieram algumas pessoas que me fizeram a pergunta: "por que você simplesmente não arrancou a tela e usou só a parte de baixo do notebook? Ou nem precisaria arrancar a tela?" Bom, naquele caso, a tela não estava quebrada, mas as dobradiças estavam e eu já tinha planos de usar a tela para fazer uma televisão. O teclado não estava funcionando e eu não queria ter que ficar com metade de um notebook ocupando espaço em cima da mesa.

Me parece que o autor da gambiarra acima encontrou a mesma dificuldade, nota-se que ele colocou o notebook na parte de baixo da mesa. Não faz parte da informática, mas a mesa em si também é uma gambiarra.


8. Substituição de HD por pendrive.



Isto foi publicado no Facebook com a seguinte mensagem:

XBOX360: "Sumiu" a memória interna de 4GB. Eis a resposta do "sumiço". Esse aparelho vem de fábrica com um HD 250GB original, porém retiraram o HD pra vendê-lo à parte pra aumenta ro lucro e no lugar soldaram esse pendrive gambiarra. Essa merece um prêmio.
Francamente, eu acho que é mentira esta gambiarra. No site ifixit existe esta fotografia completa da placa mãe [https://guide-images.cdn.ifixit.com/igi/TLWPKBDjdfvi4BRL.huge] e os cabos que são conectados no HD são os fios azuis e vermelho. Os 4 fios que estão ligados no pendrive não mostra aonde eles estão conectados e não poderia ser em outro lugar senão nos fios do HD. Deve ser enganação.

É possível substituir o HD de um XBOX por um pendrive? Eu acredito que não. Na melhor das hipoteses, talvez seja possível substituir o hd por um adaptador sata para Cartão SD, mas isto perderia o sentido da gambiarra, pois este tipo de adaptador custa um valor considerável.


9. Dobradiça de porta no lugar de dobradiça de tela de notebook


Eu me pergunto como o autor meteu 4 parafusos na metade de baixo do notebook sem atingir nenhuma placa, mas ele deve ter sido bem cuidadoso, pois na metade de cima do notebook está sem o revestimento de plástico kkkkkkk


10. Utilização de TV quebrada como monitor de PC.




11. Abraçadeira para segurar componentes de computador.


Isto dá certo e fica muito bom. Mas tem que tomar cuidado para que a tampa lateral do gabinete não fique roçando nos fios. Talvez o leitor esteja se perguntando qual o motivo de fazer uma instalação desse tipo? Eu vejo três razões: 
  • O adaptador de baia 3,5'' para 2,5'' está caro ou o autor da gambioarra não quis pagar o valor;
  • Urgência: não tinha tempo de comprar e tinha que resolver o problema logo; 
  • As baias já estavam ocupadas ou estavam difíceis de serem acessadas (isto já aconteceu comigo);

12. Relógio feito com restos. 

Por último, essa não é uma gambiarra, mas acho que merece destaque por ser reúso de materiais e também ficou muito bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário