sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Transforme um Notebook quebrado em um Desktop!

Hoje, às 20h, estreia vídeo novo! Clique no link abaixo e marque um lembrete para não perder!





Muitos de nós já tivemos algum notebook cuja carcaça quebrou em decorrência de alguma pancada e, provavelmente, decidiu descartar o notebook, apesar de ele ainda estar funcionando. Neste vídeo de hoje vou mostrar para vocês uma forma de reaproveitar este laptop quebrado e convertê-lo em um desktop bacana. Não vão embora, pois, já vamos começar.

Há alguns dois meses atrás a minha prima me deu este notebook Acer modelo TravelMate 2410, fabricado em 2005. Esta máquina funciona com processador Pentium Celeron, tem 512MB de memória RAM, HD de 60GB com porta IDE, 4 portas USB 2.0, além de placas bluetooth e wireless. Ao invés de jogar fora, pensei se era possível fazer algo útil com esta máquina, ajudar o meio ambiente e quem sabe também ajudar algumas pessoas a economizar algum dinheiro com seus eletrônicos antigos como este.




No site do Pinterest tem algumas ideias bacanas sobre computadores desktop com gabinetes customizados. As ideias que eu mais gostei foram estes projetos. A ideia de prender tudo em uma única placa de madeira me pareceu algo bem alternativo.

Recentemente tive uma pequena reforma na minha casa e sobraram algumas dessas peças de madeira MDF que não tem mais nenhuma serventia e seriam jogadas no lixo. Como este vídeo se trata de reutilizar um laptop quebrado, considerei que estas peças de madeira são bem-vindas para fazer parte deste projeto.

O primeiro passo vai ser desmontar o notebook. Este que tenho em mãos já arranquei a tela fora para fazer outra coisa. Aqui faço uma dica importante, sobretudo para quem é leigo: estas peças eletrônicas são sensíveis à eletricidade estática. Você precisa de uma manta anti estática e um par de luvas, também antiestético. Se você pegar na placa mãe com suas mãos nuas, existe grande chance do seu corpo descarregar eletricidade estática na placa mãe e queimar o seu notebook. O ideal é você já começar a desmontar usando as luvas.

Uma etapa importante na hora de desmontar é este conector de VGA. Aqui, a placa mãe não sai da carcaça sem antes soltar estas pequenas porcas. Tome cuidado para nunca forçar nada. Neste projeto, eu não vou mais usar o teclado, o drive de DVD e mouse pad, então tudo isto será jogado fora. Também não pretendo usar mais os speakers, mas por enquanto vou deixar eles aí.

Bom, agora estamos com a placa mãe livre da carcaça e livre também dos periféricos que estavam ligados a ela. O próximo passo agora é pegar as peças de madeira e ver um jeito de montagem que mais ou menos combine com o próprio formato da placa mãe. Em seguida, vamos usar a placa mãe como gabarito para marcar os pontos onde vamos furar na placa de madeira. Por fim, vamos colar as peça de madeira com com cola. 

Aqui resolvi usar esta fita crepe, não apenas para ajudar a segurar as partes, mas também para não babar cola e fazer muita sujeira.

As primeiras peças que colei eu usei cola branca comum. Mas depois eu mudei para esta outra cola da Scotch Brite que tem tempo de secagem mais rápido. Deixei as peças secando de pé para não grudar nada na mesa, caso a cola respingue para fora da madeira.

Enquanto a madeira termina de secar, vou dar mais uma olhada na placa mãe e ver o que ela tem.  Esta placa mãe está com apenas um pente de memória ram de 512MB. Isto é realmente muito pouco. Eu não me interesso em gastar dinheiro com este projeto, mas, por outro lado, tenho estes dois pentes de memória RAM que, juntos, vai me dar 1GB de memória. Não é muita coisa, mas pelo menos, já dobrei a capacidade da memória RAM.

O passo seguinte é colocar um pouco de pasta térmica no processador. Este computador foi fabricado em 2005, portanto, faz uns 14 anos que ninguém trocou a pasta térmica, que deve estar ressecada.

Agora tem este slot de PC Card Slot. Na minha vida inteira eu nunca usei este slot para nada e com certeza, se deixar ele aí, vai ocupar espaço importante. Este é o lado da placa mãe que vai ficar junto com a madeira. Bom, a forma mais simples de lidar com isto é desparafusar tudo e simplesmente arrancar fora esta porcaria.

Este notebook usa um HD com conexão IDE. Este tipo de conexão não me dá muita opção de upgrade, por exemplo, caso eu queira instalar um hd ssd. Uma coisa interessante que encontrei no e-Bay foi este adaptador, que te permite adaptar um cartão micro SD em uma entrada de hd ide para notebook.

Adaptador cartão micro SD para 2.5 IDE HDD


Este adaptador custa cerca de R$ 50,00 e sabe lá Deus quanto tempo demora para chegar, já que no Brasil uma encomenda do exterior demora meses. Mas, por enquanto, não vou adquirir isto e resolvi ficar com o HD que já tem. Embora eu não tenho informações sobre este assunto, acredito que a velocidade de leitura e escrita de dados em um cartão micro SD com este adaptador seja maior do que no HD que atualmente está neste notebook.

Agora que a placa de madeira está seca, chegou o momento de prender a placa mãe na madeira. Para isto, vou utilizar estas pequenas peças de borracha cilíndricas. Estas borrachas eu peguei de uma impressora velha. Como alternativa, você pode utilizar o revestimento de cabos de energia. Estas peças de borracha serão utilizadas como buchas e serão posicionadas entre a placa de madeira e a placa mãe, com um parafuso passando pelo meio para segurar tudo.

Foi somente depois que prendi a placa mãe na madeira que me dei conta de que o botão power ficou inacessível. Como não prestei atenção a este detalhe, agora eu tenho que desmontar tudo e ver o que posso fazer a este respeito. O botão power fica diretamente na placa mãe. Outros modelos de notebook têm este botão separado da placa mãe, o que deixa tudo mais fácil. O desafio aqui será encontrar quais são os contatos do botão power que fazem contato e puxar uma extensão para o outro lado com dois fios, ligados a um push button.



Detalhe do push button com a placa mãe já presa na madeira


Para descobrir quais são estes contatos, eu preciso conectar o cabo de alimentação de energia na placa mãe. Em seguida, eu peguei um pequeno pedaço de metal e usei isto para experimentar as conexões. Uma vez identificado quais são os contatos que ligam este notebook, o próximo passo, é ligar os fios. Assim, com um ferro de solda e um pouco de estanho, eu vou soldar estes fios a um push button.

Agora vou testar o push button para ver se tudo funciona. Repare que neste caso eu não preciso ainda ligar o notebook a um monitor, basta esperar ouvir o som do Windows xp começando. Este modelo de notebook tem outros botões de acesso rápido, com funções para acessar o e-mail, abrir o navegador e etc. Estas outras funções não me interessam em nada, então, vou largar este resto do jeito que está.

Agora sim eu posso parafusar tudo de volta. Com a placa mãe presa a esta madeira, até que ficou parecendo uma pequena obra de arte! A única coisa que ficou feio foi este botão, mas isto é algo que posso melhorar depois e por enquanto ele vai ficar assim mesmo.



Placa mãe ligada ao monitor com cabo VGA, teclado e mouse nas portas USB


O próximo passo agora é ligar o monitor e instalar um sistema operacional para este ex-notebook. O sistema operacional que vou instalar é o Windows Vista Starter 32 bits. Este sistema operacional foi adquirido a um preço de R$ 6,00 no mercado livre. Por este preço, não vejo sentido em instalar nada que seja pirata. A instalação em si vai demorar 1h e, depois disso, ainda tem outras 110 atualizações do Windows update.

Antes de instalar o Windows Vista, eu tentei instalar outros sistemas operacionais, tais como o Ubuntu e o Android. O Android eu acho que não ia funcionar mesmo, pois ele requer um processador Intel Duo Core, o que não é o caso desta máquina. Porém, não entendi porque não deu certo a instalação do Ubuntu, já que esta versão só requer processador Pentium II e 512MB de memória Ram.

Uma vez que, no meu caso, eu resolvi formatar a máquina e instalar o Windows Vista, tem que entrar no site do fabricante e buscar os drivers. Baixei todos, até mesmo o do modem (duvido que vou usar isto um dia...).



Site da Acer para fazer download dos drivers


Bom, aí está o meu novo desktop. Espero que este vídeo tenha ajudado você a ter novas ideias com suas coisas. Muitas vezes, algo aparentemente inútil e condenado a ir parar no lixo pode ser transformado em alguma coisa ainda utilizável.



Aspecto "final" do novo Desktop (ex-laptop)


Se você gostou deste vídeo, peço para que apoie o canal deixando um like. Este canal está sempre dedicado à construção de projetos de eletrônica e reciclagem de eletrônicos, portanto, se quiser você pode se inscrever no nosso canal para não perder mais vídeos. Para saber mais detalhes deste e outros projetos, acesse nosso site www.eletronicaparamakers.com.br. Um abraço!

3 comentários:

  1. Amigo gostei do vídeo e vou fazer aqui também, só fiquei com uma dúvida. A bateria do note não foi usada? Como faço com a bateria?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a bateria não é necessária para o funcionamento do notebook. Boa sorte no teu projeto! Abraços!

      Excluir
  2. caramba cara, eu nao tinha pensado em fazer umma coisa desse nipe, ficou dez e vou fazer a minha versao, parabens

    ResponderExcluir