sexta-feira, 17 de junho de 2022

IBM PS/1 Processador Intel 486 4MB RAM com Windows 3.11

 Nesse vídeo eu faço um "tour" em um computador antigo fabricado em 1993.




Este computador é um IBM PS/1, cujas configurações são:

  • Processador: Intel 486 SX @25MHz;
  • Memória RAM: PNY 4MB;
  • HD: 128MB;
  • Fonte: AT 145W;
  • Sistema Operacional: Windows 3.11, em português;
  • Fabricante: IBM;
  • Modelo: PS/1 2155-K61;
  • Recursos: 1 unidade de leitor/gravador de disquete 3.5'', 1 placa de rede com saída/entrada coaxial, 1 placa modem com saída/entrada RJ; 1 placa de extensão ISA.

Este computador tem um gabinete muito incomum: ele não possui parafusos. A abertura do gabinete se dá através de uma alavanca que destrava a tampa, e então você puxa a tampa para ter acesso ao interior da máquina.

Outra coisa incomum é o fato de que este computador tem uma tampa na parte da frente. Só então você vê o botão de ligar, a unidade de disquete. Nesta mesma tampa há uma etiqueta, contendo a logomarca da IBM, o modelo do processador e as configurações principais.



Na parte de trás há outras informações a respeito da máquina. A data de fabricação está por toda parte no interior e remonta o ano de 1993, quando este aparelho foi fabricado.




O monitor também é original e o aspecto do plástico já está meio "amarelado", efeito normal, em virtude do tempo. Tal como no gabinete, há uma tampa para ter acesso aos controles principais do monitor, tais como: brilho, contraste, etc.



Este tipo de monitor necessita de um cabo VGA especial RS-232 DB9 9 Pinos para VGA 15 Pinos. Na parte de trás do monitor há uma etiqueta também contendo o mês e o ano de fabricação. 



Já no interior vemos que há 2 slots para memória EDO, apenas 1 deles está sendo utilizado. Esta memória RAM fabricada pela PNY possui 4MB de capacidade.




Na fotografia abaixo vemos 3 placas: a primeira (de cima para baixo) é uma placa de rede com conexão coaxial. Abaixo dela, tem uma placa fax-modem. Ambas estão conectadas em uma placa de expansão ISA. A partir desta foto, é possível notar que esta placa-mãe foi especificamente criada para este gabinete, ou seja, talvez até seja possível colocar a placa mãe em um outro gabinete, mas se tiver que usar os slots ISA, vai ter problemas na hora de encaixar as coisas.




Em 1993 um computador não demandava muita corrente, sendo que esta fonte AT de 145W era mais que o suficiente para fornecer toda energia que o computador necessitava. Esqueci de fotografar, mas o processador 486 SX era integrado na placa mãe (não removível) e não tinha cooler (normal para aquela época).



Aproveite para assistir o vídeo, no qual você vai ter a oportuniade de relembrar como era usar o Windows 3.11! Deixe nos comentários abaixo o que você achou do vídeo e dessas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário