sábado, 2 de maio de 2020

Itautec Transglobe Ano 2000 Restauração de PC com Windows Millennium




Alguns modelos de computadores tinham certa "personalidade". O modelo Transglobe não era tão atrativo como o Infoway da Itautec, mas ainda assim tem muito charme.

Este computador comprei por volta de 2012 no Mercado Livre, não estava funcionando, e naquela época eu não tinha comprado para um projeto como que para fazer restauração. Este PC vai fazer 20 anos que existe e já é uma peça de museu, pensei que uma restauração dele seria uma ideia legal.

Fiz uma pesquisa na internet e não encontrei muitas informações sobre este modelo, o que me motivou ainda mais fazer este vídeo, que também serve como "registro" para consultas futuras.

No início eu foco mais na área de hardware e em seguida eu instalo o sistema operacional. Como não é todo dia que alguém instala Windows Millennium, achei que seria interessante manter todo este processo no vídeo, por isso ele ficou muito longo. No final eu faço uma pequena demonstração do Windows ME. Este vídeo e o primeiro de uma série que vou fazer com este computador.

Bom, voltando ao computador, como já mencionei, é um modelo chamado Itautec Transglobe. Segundo a etiqueta que está colada na carcaça, neste computador foi instalado originalmente o Windows Millennium. Portanto, este computador foi fabricado há 20 anos atrás. Mas antes de prosseguirmos com a restauração deste computador, vamos antes relembrar um pouco da história da Itautec.

A história da Itautec começa com a inauguração de uma fábrica no Brasil em 1979. Esta empresa fazia parte do grupo do Banco Itaú e a partir daquela época começaram a investir na automatização do sistema bancário.

Em 1995 a Itautec lançou a linha de computadores Infoway, o que revolucionou o mercado de computadores no Brasil. Antes disso, se você quisesse ter um computador na sua casa, você tinha que, literalmente, entender do assunto, porque era o consumidor quem montava o PC, peça por peça. Outro motivo pelo qual a linha Infoway teve destaque no mercado foi porque os computadores desta linha foram desenvolvidos para o uso doméstico. Estes computadores tinham monitor exclusivo com laterais arredondadas, onde ficavam as caixas de som do PC. Além do monitor, os teclados e mouse eram próprios da marca Infoway.



Eu usando um Itautec Infoway em 1999



Uma configuração básica do computador Infoway seria: 1 HD com 1GB, processador Intel Pentium 100, sistema operacional Windows 95, modem US Robotics com capacidade de 56Kbps, placa de multimídia e também placa de captura para assistir televisão ou ouvir rádio FM no computador.  Por que que este modelo tinha controle remoto e placa de captura? Naquela época predominava o pensamento de que o computador poderia substituir vários eletrônicos da casa, e um deles era a televisão. Então, você poderia assistir TV, ouvir rádio, mas também poderia conectar o seu vídeo cassete no computador, ou colocar uma câmera e ligar com o sistema de segurança da casa.

Além de fabricar computadores, a Itautec desenvolvia softwares. Estas máquinas vinham com aplicativos da Itautec de vários tipos, como tv, álbum de fotografia, álbuns de música, e uma novidade para a época era o internet banking. O internet banking funcionava no MS-DOS e só dava para consultar o extrato bancário, mas isto naquela época era uma grande novidade. A experiência do usuário não era uma coisa restringida ao uso do Windows 95, mas também foi muito ampliada, digamos, uma experiência de Windows 95 com a de um computador Infoway.

Muitos dos recursos que o computador Infoway possuía deixaram ele caro demais, tornando o produto inacessível para o grande público. A Itautec identificou estes problemas no Infoway e, em seguida, lançou a linha Transglobe.



Anúncio de página inteira na Revista Veja em 23 de Agosto de 2000



Anúncio de página inteira na Revista Veja em 18 de Outubro de 2000



A linha transglobe foi lançada no ano 2000 e aqui chegamos ao computador que vamos remontar. Nesses computadores, a Itautec removeu a maioria dos recursos que tinha no Infoway, como por exemplo, a placa de captura. A ênfase agora era lançar um computador para fazer trabalhos e navegar na internet. Nesta versão você poderia comprar o computador completo com monitor, teclado e mouse, mas também poderia comprar só o computador e reutilizar o restante dos periféricos. De certa forma, até parece que o Transglobe era mais limitado que o Infoway, mas não necessariamente. Uma novidade que apareceu no Tranglobe e que não tinha no Infoway foi o gravador de CD’s. 

Isso pode não impressionar muito nos dias de hoje, mas quando o gravador de CDs surgiu, instantaneamente virou artigo de primeira necessidade na vida de qualquer pessoa, desde DJ’s, ou até mesmo pessoas comuns queriam fazer um backup ou montar o seu próprio CD de músicas baixadas na internet.

Eu procurei pela internet a respeito das configurações originais do Transglobe e não encontrei nada. Tudo o que achei foi este anúncio no Mercado Livre, não acredito que tudo o que está na descrição deste computador seja original, mas é um ponto de partida para a restauração que faremos aqui.



Anúncio de um computador Itautec Transglobe usado no Mercado Livre.
Printscreen feito em 9 de Outubro de 2019
Feita esta introdução, vamos passar agora para o computador. Pela aparência que ele tem por fora já dá para perceber que nem tudo o que está aqui é original. O gravador de CD dá pra saber que foi trocado porque não está na mesma cor que o gabinete. O computador também não está ligando e o botão power está afundado. Desta forma, vamos desmontar o computador

Além disso, na parte de trás nota-se que uma etiqueta parece ter sido arrancada e várias placas estão faltando, ou, pelo menos, os espelhos foram retirados. O que vou fazer é desmontar e ver se cada componente corresponde àquela configuração que encontrei do computador anunciado no mercado livre. De qualquer forma, este computador provavelmente necessita de uma limpeza dentro dele.

Agora que temos tudo desmontado, vamos dar uma olhada na placa mãe que temos aqui, é uma ASUS P5-99VM e o processador é um AMD K6 550MHz. E é só isso que bate com aquele anúncio, o resto está tudo diferente. Como eu não tenho uma lista original, o que me resta fazer é montar este PC de volta com peças que eram mais ou menos daquela época. Mas eu não irei muito longe sem consertar este botão power. Eu procurei diversas formas de colocar um botão aqui, mas sem sucesso. Pelo menos por enquanto, vou deixar este PC para ser ligado no botão reset e depois eu vejo o que faço a respeito.

Montar este computador com as configurações originais é tarefa impossível, mas como sobra espaço na placa mãe, não vejo outra opção senão colocar um monte de hardware que seguramente não vou usar nunca. O primeiro deles é esta placa de rede da Realtek.

Outro hardware que não poderia deixar de incluir aqui é esta placa de fax-modem, e eu não sei porque chamavam de fax-modem ao invés de fax-telefone. Eu nem imagino se hoje, em 2020 é possível fazer uma conexão na internet via dial-up, mas vou colocar esta peça de museu aqui, porque depois vou usar este PC.

Por fim, consegui este leitor de CD-ROM, ele tem saída para fone de ouvido, e regulagem de som, além de botão play e stop, sem falar que está na cor bege da época. Nestas imagens vocês estão vendo 2 HDs, este computador não vai ficar com os dois, só coloquei aí para fazer um teste que não tem nada a ver com este vídeo. Aliás, eu não tenho um HD de 10GB, tudo o que tenho é um Maxtor de 40GB, que é algo um pouco fora de época para este PC, mas fazer o que? HD de baixa capacidade e que esteja funcionando é algo difícil de encontrar.

Com exceção do monitor, o resto está bem parecido com um PC dos anos 2000, inclusive o mouse, que é de bola. Na parte de trás eu tirei aquelas conexões paralelas e com certeza este PC foi mexido, porque arrancaram o adesivo, conforme eu tinha mencionado antes. Vamos ligar o cabo de energia, conectar o monitor, teclado e mouse e apertar o botão reset para ligar a máquina, já que o botão power não existe por enquanto e.... sucesso! A máquina funciona.

Agora, vamos instalar o Windows Millennium. Eu nunca tive um PC com esta versão de Windows instalada e é óbvio que tive que copiar um CD da internet. Minha dúvida é se este sistema operacional vai reconhecer os 40GB de capacidade do disco ou se vai gravar só em uma parte dele.

Este procedimento da instalação eu fiz duas vezes. Na primeira vez, eu instalei em um HD convencional de 40GB e na segunda vez eu instalei o sistema operacional em um cartão de memória, como no vídeo que mostrei na semana passada. A instalação do Windows em um HD convencional levou cerca de 1 hora e 20 minutos. Por outro lado, a instalação do Windows em um cartão de memória SD levou cerca de 40 minutos. Digamos que, por alto, usar um cartão de memória SD como HD interno é duas vezes mais rápido do que o hardware original da época.

Eu não sei com relação ao Transglobe, mas o Infoway veio junto com um CD chamado "Master CD" com os programas da Itautec. Como parte do projeto de restauração, resolvi instalar estes programas no Transglobe. Se você quiser conferir o CD, o arquivo ISO dele pode ser encontrado no link abaixo:



Referências:
FOLHA DE S. PAULO. Computador sempre trava, queixa-se cliente. São Paulo: 28/05/2001. Disponível em: <https://feeds.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2805200122.htm>. Acesso em: 01/05/2020.

FOLHA DE S. PAULO. Gabinete pequeno é destaque de PC Itautec. LEON, André Ponce de; DELBEM, Alexandre Botazo: 05/02/2003. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u12401.shtml>. Acesso em: 01/05/2020.

YOUTUBE. Comercial Itautec - 90's. Itautec: 11/02/2011. Disponível em: <https://youtu.be/fgxNZ9ak75Y>. Acesso em: 01/05/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário