Hoje vamos falar um detalhe básico sobre o Ferro de solda que, apesar de ser um detalhe quase que besta, é um detalhe que faz toda a diferença para saber utilizar ele corretamente. Recentemente, vi em um grupo no Facebook esta foto, que foi postada por um membro, e ele pediu às outras pessoas por orientações sobre como limpar a ponta do seu ferro de solda dele, que estava “suja”. Esta ponta, conforme você pode ver nas fotos, não está simplesmente suja, ela está toda enferrujada.
Já não é a primeira vez que eu vejo este tipo de situação, e vocês vão entender no final vão entender porque decidi fazer um vídeo sobre este tema. Esse aqui é o meu ferro de solda, eu tenho ele há mais de 5 anos, eu cuido muito bem dele, e eu não tenho problema de ferrugem, em virtude de uma coisinha muito básica que eu fiz logo quando eu liguei ele na tomada pela primeira vez e eu vou aqui repassar esta dica para vocês.
Agora, prestem muita atenção nesta dica, que é o que faz toda a diferença. Vamos imaginar que este ferro é novo e eu acabei de tirar ele da embalagem. Eu tirei ele da embalagem e liguei ele pela primeira vez agora. Quando você compra um ferro de solda, a primeira coisa que você tem que fazer não é usar ele para soldar alguma coisa... veja bem, preste atenção, a primeira coisa que você tem que fazer é estanhar a ponta do ferro de solda.
Estanhar a ponta do ferro de solda é um procedimento que consiste derreter estanho em toda a área da ponta do ferro. Este procedimento vai proteger a ponta da ferrugem e tem que ser feito na primeira vez que você esquenta o ferro, ou seja, na primeira vez que você liga ele na tomada. O que acontece é que, quando ligamos um ferro na tomada, e assim que ele começa a esquentar, a temperatura quente vai acelerar processos naturais de oxidação do metal. Como a ponta é feita de ferro, esta ponta tende a enferrujar. A ferrugem, por sua vez, impede você de usar o ferro normalmente.
Felizmente, o processo de estanhar a ponta do ferro de solda vai impedir que esta ponta comece a enferrujar e é por isso que você tem que estanhar a ponta logo na primeira vez que você usa, para que não haja tempo de oxidar a ponta do ferro.
Algumas pessoas acreditam que esta ferrugem dá para tirar esfregando uma bucha de aço, por exemplo. O que vai acontecer é que você pode até conseguir remover a ferrugem visível ao olho nu, mas não vai remover toda a ferrugem, porque, como eu disse, uma vez iniciado o processo de ferrugem, este processo não pára, ele vai continuar porque a superfície da ponta do ferro de solda não é lisinha, ela tem fissuras por onde a oxidação vai entrando ao longo do tempo.
Eu não vou mostrar aqui onde li a postagem, mas lá surgiu um sujeito, e este sujeito, digamos que ele sugeriu entre aspas a possibilidade de você esmerilhar a ponta de solda... Agora, veja se tem cabimento este tipo de sugestão, eu mesmo nunca esmerilhei uma ponta de ferro de solda e nunca vou precisar fazer este tipo de coisa. Se um sujeito chega ao ponto de ficar esmerilhando a ponta do ferro de solda toda vez que for usar, só posso imaginar que esta pessoa é uma anta. Eu até peço desculpas se eu ofendi alguém, não é objetivo meu ofender as pessoas, mas eu prefiro ser sincero. Eu acho burrice uma pessoa comprar uma ferramenta e não conservar ela para usos futuros. O ponto que eu quero chegar é que existem formas adequadas de se conservar as coisas e nem sempre a gambiarra é o melhor método. Aliás, este vídeo é quase num tom de desabafo, primeiro pelas absurdidades que eu li naquele grupo e, segundo porque eu sei que deve ter gente por aí que não sabe que tem que estanhar a ponta do ferro de solda e acha que o procedimento correto é meter o ferro no esmeril. Não façam isto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário