Olá Amigos, sejam bem vindos ao meu site Eletrônica para Makers!
Neste vídeo de hoje eu vou mostrar como se faz para trocar a bateria de uma ferramenta elétrica. Para este exemplo, vou utilizar esta parafusadeira que eu tenho em mãos, ela é da marca Skill e eu tenho ela já faz uns 5 anos. Esta parafusadeira é recarregável, mas, do jeito que ela está hoje, a bateria dela não está segurando carga e não adianta mais carregar ela na tomada.
Você vai precisar de:
- chave phillips;
- um pedaço de fio de cobre;
- um alicate;
- 3 pilhas recarregáveis do tipo AA;
- ferro de solda
- pasta de solda;
- estanho de solda;
Tempo de execução: 20 minutos, aproximadamente.
Eu acredito que deve ter muitos casos como este por aí, casos de ferramentas elétricas recarregáveis que não seguram mais a carga, e um bom número de pessoas que acaba jogando fora a ferramenta. Eu acredito, inclusive, que deve até ter gente que nem compra ferramenta elétrica recarregável por causa de bateria que vicia. Na época em que eu comprei esta parafusadeira, ela não me custou caro, eu acho que paguei uns 80 reais mais ou menos, só que acontece que fazer o reparo dela é mais barato do que comprar uma ferramenta nova. Esta parafusadeira é robusta, não está quebrada e não vejo motivo para descartar ela.
Então, já que este canal aborda muito a questão da reciclagem e reuso de eletrônicos, achei que valeria a pena insistir neste tema.
Bom, como eu disse, a bateria não segura mais a carga, a bateria está viciada e tem que ser trocada. O primeiro passo consiste em desparafusar tudo e deixar as entranhas deste aparelho expostas para darmos uma analisada no tipo de bateria que ela teme que eu nem faço ideia.
Neste caso, podemos ver que são três pilhas AA conectadas em série. Então, e com cuidado, vamos desmontar esta parte do circuito, prestando atenção na polaridade das pilhas para fazer tudo igual na hora de remontar as coisas.
![]() |
Bateria que estava dentro da parafusadeira |
Agora, vamos precisar de 3 pilhas AA novas. Estas que eu tenho aqui não são novas, mas também não são velhas. Estas pilhas também são recarregáveis e me custaram cerca de 2 reais cada na Santa Ifigênia. Repare que estas pilhas não tem marca, elas não tem aquela arte, porque não foram feitas para ser vendidas na gôndola do supermercado, são vendidas sem embalagem, um produto mais voltado aos técnicos da área de eletrônica.
Antes de começar a soldar tudo, vamos deixar preparado dois pedacinhos de fio, de mais ou menos 1 ou 2 centímetros cada, com ambas as extremidades desencapadas.
Na hora de soldar, vamos melecar um pouco a ponta do ferro de solda nesta pasta, porque ela ajuda a fixar mais rápido e melhor a solda. Isto é importante, porque como estas pilhas foram manuseadas, pode ser que tenha oxidação, óleo e sujeira na superfície e estas coisas dificultam a gota de estanho de grudar aonde queremos.
Feitas estas conexões, vamos soldar estes 2 fios no polo positivo deste conjunto. No polo negativo vamos soldar este outro componente, do jeito que estava antes.
Agora vou prender tudo com um pouco de fita adesiva e fechar a parafusadeira. A parafusadeira não está fechando, e também as pilhas estão tortas. Vou arrancar esta fita adesiva e deixar as coisas soltas mesmo.
Agora sim, tudo encaixado, podem reparar que a parafusadeira está funcionando, porque as baterias ainda tem carga.
E, desta forma, uma ferramenta que estava quase morta, volta para a vida. Na sua casa você deve ter vários destes equipamentos. Caixas de som que funcionam com bluetooh, massageadores, tocadores de música, furadeiras, enfim, são vários os equipamentos que param de funcionar por causa da bateria e não precisam ser descartados no lixo só porque pararam de funcionar por causa de bateria velha.
E, por falar em bateria velha, não se esqueça de descartar suas baterias em locais adequados. Algumas lojas de materiais de construção tem lugares especiais para jogar baterias, lâmpadas fluorescentes e lixos eletrônicos que podem contaminar o solo e a natureza. Não jogue baterias no seu lixo doméstico.
![]() |
Exemplo de iniciativa ecológica onde você pode ir levar seus lixos eletrônicos. |
Bom, amigos, isto é tudo por este vídeo, se você gostou peço que deixe um like para ajudar a promover o meu canal, pois com este apoio os vídeos ficam melhor posicionados no Youtube para ajudar outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário