sábado, 30 de novembro de 2019

Desmontar e trocar bateria do Tablet Acer Iconia A500

Neste vídeo de hoje vamos trocar a bateria deste tablet da marca Acer, modelo Iconia A500, fabricado em 2011. Este tablet me pareceu ser algo que vale a pena reparar. Ganhei ele de um amigo faz algum tempo e até hoje não tive tempo de dar atenção a ele.

À medida que o tablet não ligava, pensei se isto estava relacionado ao fato dele estar sem bateria. Se o aparelho não inicia porque está sem bateria, se eu quiser ter qualquer chance de usar este tablet, eu preciso arrumar uma bateria nova. Procurei por esta bateria no Mercado Livre e, pelo código dela, não foi possível encontrar nada. Mesmo tentando procurar pela marca do tablet não existe nenhuma bateria disponível para comprar, o que aliás, não me surpreende, já que o tablet tem 8 anos de existência.

Nem mesmo fazendo uma busca no Google encontrei muitas opções. A única opção que encontrei foi este site do Ali Express. Neste site, uma bateria nova está sendo oferecida por 35 dólares. Este valor corresponde a cerca de 150 reais, valor este bem superior ao que estou disposto a investir neste aparelho. Quero muito vê-lo funcionar, mas não a qualquer preço. Nessas condições, a única opção que me resta é tentar fazer uma gambiarra com o material que já tenho em mãos.

A gambiarra que fiz com a bateria funcionou. Depois desta instalação deixei o tablet carregando por um tempo e a bateria segura a carga. Agora, com o tablet ligado, ficou claro que o tablet não iniciaria, e que ficaria travado na tela inicial. E foi aí que cometi um erro. Eu não tinha percebido, mas dentro da caixa na qual veio este tablet tinha alguns papeis, que não cheguei a ler direito. Em um desses papeis, foi possível constatar que o tablet já tinha sido enviado a um serviço autorizado da Acer justamente porque o tablet “apenas inicializava, mas não prosseguia”, segundo o que está neste documento.

Eu também tinha tentado fazer um reset com as configurações de fábrica, me parece que já tinham tentado fazer isto, uns 5 anos atrás. E tem também esta carta da Acer no qual eles afirmam ter devolvido o dispositivo ao antigo proprietário sem ter feito a manutenção em virtude do orçamento não ter sido aprovado na época. Portanto, pelo menos originalmente, o problema deste tablet não era a bateria, mas o fato dele não inicializar. Como o aparelho ficou guardado durante 5 anos, a bateria deve ter inchado depois.
 

Pesquisando mais sobre este assunto eu descobri que este problema da tela travada era comum neste modelo de tablet. E que, para resolver este problema, seria necessário instalar o sistema operacional de novo. Este sistema operacional poderia ser reinstalado por meio de um arquivo no formato ZIP gravado no cartão micro SD. Dessa forma, quando o tablet era ligado, o tablet recuperaria suas configurações de fábrica a partir deste cartão micro SD. Mas agora eu procurei este sistema operacional e não encontrei. Como não tem outro sistema operacional para instalar, infelizmente desta vez não tem mais o que ser feito com este tablet.

No meu vídeo anterior existia uma sugestão de reaproveitar telas de tablet como estes para transformar em um pequeno monitor com uma placa controladora. O preço desta placa está em torno de 150 reais e é outro valor que não me motiva investir mais neste aparelho. Eu gosto muito de estender a vida útil de aparelhos eletrônicos. Às vezes, com sucatas como estas a gente tem sorte, em outra temos azar. Neste caso, foi azar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário