Olá Amigos, sejam bem-vindos ao meu canal Eletrônica para Makers! Neste vídeo de hoje vamos apresentar um quadro diferente para o nosso canal, que vou chamar aqui de autópsia. E escolhi este nome porque é uma cirurgia que se faz com cadáveres. O cadáver que escolhi para abrir hoje é aparelho, que consiste em um receptor de sinal de TV via Satélite. Vamos abrir este aparelho, examinar o seu conteúdo e canibalizar os componentes a fim de reaproveita-los para outros projetos.
Este aparelho que tenho em mãos é um receptor de sinal de TV via satélite da marca Quasar, modelo QA7000. Se você está curioso a respeito deste aparelho, você pode verificar abaixo o manual de instruções que eu digitalizei:
Eu não tenho certeza da data de fabricação deste aparelho, mas eu acredito que ele foi fabricado em torno do ano de 1993. Naquela época, as televisões só tinham uns 5 ou 6 canais e muitas vezes a sintonia de cada canal era difícil, sendo que muitas vezes você tinha que se contentar com uma transmissão ruim. Como alternativa, as pessoas poderiam comprar uma antena parabólica e receber sinal diretamente do satélite, que era melhor. Assim, este aparelho era instalado entre a TV e a antena parabólica.
Aliás, foi somente depois que instalamos a antena parabólica que comecei a assistir a MTV. Naquela época, a MTV era um canal que só transmitia em São Paulo, e como eu sou de Campinas, para assistir a MTV na minha cidade era necessária esta antena parabólica. Este aparelho vinha junto com um controle remoto que já não tenho mais. Este controle remoto foi uma verdadeira revolução na época.
Bom, para mim não interessa saber se este aparelho está ou não funcionando, pois isto não vem ao caso. Eu não tenho intenções de usar este aparelho, já que é uma coisa que não tem mais utilidade. Por este motivo eu resolvi fazer esta “autópsia” eletrônica. Eu realmente não sei o que vou encontrar neste aparelho, esta será a primeira vez que vou abri-lo. Pelo que já vi na parte de trás, eu só tenho uma noção das peças que vou encontrar aqui dentro.
Mas antes de abrir, vamos dar uma olhada por fora. Este aparelho está dentro de um gabinete totalmente feito de metal. Somente a parte da frente é feita de plástico. Só o gabinete já dá para reaproveitar este gabinete para algum outro projeto, então, não vamos descarta-lo.
Na parte da frente temos este painel completamente escuro que mostra apenas um único botão para ligar e desligar e outros dois para selecionar canais. Este painel, eu sei por experiência, tem muito mais coisas ocultas por trás. Ele tem pelo menos um display e no manual aparecem mais coisas também.
Na parte de baixo temos quatro borrachas que servem de pezinho para este gabinete. Estes pezinhos são muito úteis em qualquer tipo de projeto. Há alguns anos, por exemplo, estive correndo atrás de pezinhos desse tipo e simplesmente não encontrava em lugar algum em São Paulo. Mais tarde, eu consegui encontrar, mas até isto acontecer, eu tive que me virar com algumas gambiarras. Esse tipo de coisa é bom guardar.
Ainda na parte de baixo podemos ver que existe um adesivo. O que está escrito neste adesivo nos leva à conclusão de que este aparelho já foi levado antes em uma assistência técnica. Nesta etiqueta está escrito “faiscamento interno e parada de funcionamento”. Como disse antes, não me interessa saber se este aparelho funciona ou não. Os componentes que eu retirar daqui, sejam quais forem, serão testados depois, individualmente.
Na parte de trás temos uma aparência mais interessante. Aqui temos uma chave seletora de canal 3 ou 4, o que indica que o componente que está dentro é um modulador de RF. É deste componente que sai o sinal que vai para a Televisão. O sinal que vem da antena parabólica vem pelo cabo que é conectado a um outro componente, muito parecido com o modulador de RF, mas este é um Sintonizador de Sinal de Satélite Analógico, onde aqui está escrito IF-IN.
Bom, já vimos o suficiente por fora, vamos abrir e ver o que tem dentro. São quatro parafusos que fecham o gabinete deste aparelho, dois em cada lado. Vamos abrir e expor as entranhas deste aparelho para fora.
O primeiro componente que me chama a atenção é este transformador. Este aparelho não tem uma chave seletora de tensão entre 110 e 220V, por exemplo, sendo que ele foi justamente criado para ser alimentado com 110V. Este transformador está muito bem preso ao gabinete por 4 parafusos grandes, e até estes parafusos estão cobertos por uma resina.
Junto com o transformador, podemos observar que existe uma pequena placa que serve de suporte para um fusível. Este fusível está envolto por uma outra resina. Ao que me parece, se queimar o fusível, seria necessário trocar toda esta plaquinha. Que grande sacanagem do fabricante! Em seguida, temos estes transistores que estão presos à carcaça por meio de parafusos. Como estes componentes nunca foram soldados na placa, seu aspecto é como se estes componentes fossem novos.
O que mais tem neste aparelho? O próximo passo é continuar desmontando tudo para soltar a placa principal. Esta placa principal tem vários componentes úteis, começando pelos capacitores eletrolíticos. O próximo item que saí é o componente de entrada de sinal, que já mencionamos antes. Este item está diretamente parafusado à carcaça e não está soldado em nenhuma placa. Muito fácil de soltar. Por fim, temos esta última placa que, aparentemente, não tem muita coisa interessante para reaproveitar. Mas, antes de terminar, ainda tem mais uma última parte deste aparelho para verificar, que é uma placa de circuito do painel da frente.
Este painel está preso apenas por alguns parafusos e sua remoção também é simples. A primeira coisa útil que sai deste painel é um push button com trava. Ele tem uma ponta de plástico e está envolto de um espaguete, um isolante termo retrátil, não sei se isto tem outro nome em outras regiões do Brasil. Este tipo de componente convém guardar e é muito útil também para diversas aplicações.
Neste mesmo painel temos também um display duplo de 7 segmentos, 4 leds em formatos diferentes e interessantes e, para a minha surpresa, tem também este processador Zilog.
Bom, agora acabamos de expor as entranhas. Chegou a hora de analisar coisa por coisa que extraí deste aparelho.
A primeira peça que vou comentar é esta aqui, que se trata de um Modulador RF. Esta era a peça que eu estava desejando mais e motivou toda esta autópsia. Esta peça é responsável em converter sinal analógico em algo que dá para ser visto numa televisão, tanto que dá para selecionar os canais 3 e 4. Com esta peça pretendo fazer uma câmera de vigilância e conectar a câmera diretamente na minha TV. É um outro projeto, quando estiver pronto eu coloco aqui no site e aqui no meu canal do Youtube.
Sintonizador de Sinal de Satélite Analógico Sharp BSFA73G16
Esta outra peça aqui, que é bem parecida com a anterior, é um Sintonizador de Sinal de Satélite Analógico, fabricado pela Sharp, com referência BSFA73G16. Infelizmente eu não vou ter muita utilidade para ela, e provavelmente vai pro lixo.
O próximo item é um conector RCA fêmea. Eu não tenho nenhuma utilidade imediata para este tipo de componente, mas, quando você está removendo componentes de uma placa, e surge este tipo de coisa, que é fácil de retirar, e você se pergunta, porque não guardar, certo? Um componente desses tem diversas aplicações, não ocupa muito espaço e pode ser útil algum dia.
Este outro conector e outro que vale a pena guardar, embora eu não tenho planos de usá-lo agora. A maioria desses componentes não vou usar agora.
Desta placa também foi possível extrair estes capacitores eletrolíticos, um capacitor variável, 4 Transistores NPN, que estão praticamente novos, e temos também mais esta peça, fabricada pela Sony, com referência SBX 1483. Esta peça se trata de um Receptor Infra Vermelho, uma curiosidade que resolvi pegar para ver o datasheet depois. Algumas dessas peças eu guardo também para estudar sobre o seu funcionamento. Em seguida temos estes leds vermelhos em um formato muito diferente. Temos também estes dois push buttons e estes dois cristais osciladores. O próximo item é um display duplo de 7 segmentos, e, por último, um processador Zilog.
Fiquei surpreso de encontrar este componente na placa do painel. Aparentemente, o mostrador de canais era controlado por uma CPU. O Zilog Z86 é um processador utilizado em microcontroladores, nem imaginava que veria isto dentro deste aparelho. Eu confesso que não conheço absolutamente nada sobre este processador e, estava na minha lista de “coisas para aprender”, bom, pelo menos agora já não preciso mais ir comprar.
Transformador
O último item que temos é o Transformador. Aqui consta uma referência LT31600300, mas não serve para muita coisa, pois já procurei no Google e não encontrei nada. Neste caso, será necessário ligar o primário deste transformador na tomada para medir a tensão que sai no secundário. Uma informação interessante é a frase “built in termal fuse”, que significa, fusível térmico incorporado. Bom, como sabemos, o transformador tem dois enrolamentos, em outros casos podem até ter mais enrolamentos. Neste transformador, se removermos o adesivo em volta do enrolamento, vamos nos deparar com um componente que é o fusível térmico. Em outras palavras, se este transformador chegar a se aquecer, o fusível térmico queimará antes do transformador entrar em curto.
Como podem ver, uma boa autópsia como esta pode ser fonte de aprendizado, pois é uma boa fonte de partida para obter novos componentes e estudar o seu funcionamento. Na maioria dos casos, porém, você já conhece os componentes e eles vão parar no seu estoque, alguma caixa de sapatos velha que você guarda por aí.
Bom pessoal, muito obrigado por assistir mais este vídeo, nosso propósito aqui além de entretê-los com eletrônica, também é agregar conhecimento, curiosidade e, sobretudo motivação e paixão.
Eu gostaria de agradecer àqueles que vem acompanhando, este canal é um sonho meu desde faz alguns anos e só recentemente tive condições de dar mais atenção para ele e, por isso, as coisas estão caminhando para frente. Eu tenho como meta publicar um vídeo por semana. Às vezes isto é possível, mas noutras vezes isto não é possível. Manter um canal com conteúdo atualizado com esta frequência é muito difícil. Demanda muito tempo para você conceber uma ideia, e depois ter que filmar e ainda editar os vídeos. Mas, se por acaso eu não tiver condições de colocar nada novo e você tiver sede de conhecimentos, você pode visitar o meu site que está cheio de projetos e você vai fuçando por lá.
Se você gostou deste vídeo, peço para que dê um like, pois isto ajuda muito em promover este canal. Se você se inscrever no canal não se esqueça de ativar o sininho para ser notificado todas as vezes que tiver um vídeo novo. Se você tiver alguma sugestão, escreva no campo dos comentários. Você pode enviar um e-mail para mim, que está na descrição deste vídeo. Mais uma vez, e como sempre, obrigado por assistir
Nenhum comentário:
Postar um comentário