sexta-feira, 5 de julho de 2019

Veja como transformar um pisca-pisca de natal em uma luminária diferente


Neste vídeo de hoje eu vou mostrar para vocês um projeto feito a partir de um circuito de uma luz pisca-pisca de árvore de natal. Vou mostrar aqui como reaproveitar o circuito e adaptá-lo a um outro circuito feito com 4 lâmpadas coloridas, a fim de obter uma luminária diferente.

Este circuito que tenho em mãos eu peguei de um lixo. Depois que passa a época do natal, é muito comum as pessoas jogar este tipo de coisa no lixo, sobretudo quando uma das lâmpadas está quebrada. Quando uma das lâmpadas quebra, várias outras não funcionam. Apesar de ser possível fazer o conserto, estas lâmpadas são tão baratas que as pessoas não se animam em consertá-las. Como podem ver, este circuito não está com as lâmpadas. Na ocasião que eu encontrei este circuito, tratei de descartar as lâmpadas, que não nos servirão para nada neste projeto, já que nós vamos utilizar outras lâmpadas.

O circuito que vamos utilizar está dentro desta caixinha verde. Dentro dela existe uma pequena placa, cujo circuito é alimentado por corrente alternada com tensão 127V, fornecida pela tomada da parede.

Antes de começar a montar a luminária, convém analisar este circuito. Ao abrir a caixinha verde notamos que deste circuito saem 5 fios. A imagem que vocês veem agora é uma representação, de como este circuito funciona originalmente. Como vemos, desses 5 fios, 4 fios são conectados 10 lâmpadas em série. Estes fios depois são conectados ao 5º fio, que fecha o contato de todas as outras.

Uma vez compreendido esta parte, vamos observar mais atentamente ao que está na placa de circuito. Ao observarmos o circuito, notamos que a placa possui transistores, diodos, um capacitor eletrolítico e também um circuito integrado. Desta forma, me parece óbvio, que o tipo de corrente que aparece na saída deste circuito não é alternada, mas corrente contínua.

Agora vamos testar o circuito para saber se está funcionando corretamente. Para testar este circuito vamos precisar de um multímetro, ajustado na escala de 200V DC. Vamos também alimentar este circuito com 127V AC, bastando apenas ligar o plug a uma tomada.

Agora, vamos às medições. Se o seu circuito estiver funcionando, você vai obter leituras que variam de 0 até 127V DC em cada um dos contatos positivos da saída da placa. Esta variação de tensão faz todo o sentido e é algo que condiz com o propósito de um pisca-pisca de árvore de natal. O botão do tipo push button, permite ajustar entre as 8 formas diferentes dele piscar.

Se você buscou medir com o seu multímetro e não conseguiu nenhuma leitura porque o seu circuito não mostrou a variação de tensões, é porque o seu circuito está danificado e não servirá para nada. No meu caso, o circuito que tenho em mãos funciona muito bem e agora vamos à próxima etapa do meu projeto.

Tal como mencionei no início deste vídeo, originalmente este circuito tinha, em cada contato positivo, 10 lâmpadas pequenas do tipo cerejinha. Estas lâmpadas são pequenas e muito frágeis e requerem tensão de 12V para funcionar. Quando instaladas em série, podemos conectá-la a uma rede de 127V normal. Neste caso, ao invés de ter 10 lampadinhas em série eu vou substituir por apenas uma única lâmpada colorida pequena. Como este circuito tem 4 saídas, ao invés de 10 lâmpadas de 12V eu vou colocar 4 lâmpadas, sendo que cada uma requer 127V e possui uma cor diferente da outra.

Circuito original com 40 lãmpadas do tipo "cerejinha"

Circuito adaptado com 4 lâmpadas 127V cada uma


Repare que eu não preciso utilizar todas as saídas deste circuito. É possível utilizar apenas uma única saída para instalar apenas uma única lâmpada, mas desconheço qual tipo de aplicação isto seria interessante.

Agora vamos começar a fazer a luminária. Vamos precisar fazer um pouco de solda, ferro de solda, fios e de 4 soquetes. Estas lâmpadas possuem um bocal pequeno, então, o soquete também é do mesmo tamanho. Depois de soldar, os fios na placa, basta apenas conectar as lâmpadas conforme esta imagem que você vê. Depois disso, basta parafusar os soquetes em algum lugar para que fiquem firmes. No meu caso, resolvi parafusar sobre uma base de madeira.

Se você gostou deste vídeo, peço para que deixe um like para apoiar o nosso canal. Inscreva-se também no meu canal para acompanhar mais projetos como este. Visite o site www.eletrônicaparamakers.com.br para mais informações sobre este projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário