Nas postagens anteriores vimos sobre o resistor e o potenciômetro, agora vamos mais um componente chamado LDR.
O LDR é muito semelhante a um resistor e a um potenciômetro na seguinte forma:
- semelhante ao resistor porque possui uma resistência, medida em ohms (Ω);
- semelhante ao potenciômetro porque a resistência é variável;
LDR é uma abreviação para Light Dependent Resistor, ou, em português, Resistor Dependente de Luz. Este componente trata-se de um transdutor fotoelétrico capaz de converter a luz incidente sobre sua superfície em variação de sua resistência. Esta variação de resistência é inversamente proporcional à luz que incide sobre o componente.
Ou seja, quanto maior a intensidade de luz incidente, menor será a sua resistência.
Um dos materiais utilizados na sua construção é o sulfeto de cadmio, que é um material fotosensível.
Na figura acima vemos o LDR de cima e de lado. A parte avermelhada é o sufeto de cádmio, a parte azul é o encapsulamento opaco e a parte preta são os terminais.
Aspectos físicos do LDR
Diferentemente do que se faz com os resistores e com os potenciômetros, em uma loja de componentes eletrônicos, não se pede um LDR por um valor de resistência nominal, mas pelo diâmetro do componente. Existem, por exemplo, LDR com 5, 10, 15 ou 20mm de diâmetro.
O diâmetro de um LDR vai depender do tipo de aplicação em que o componente for empregado.
Exemplo de aplicação
Você já deve estar pensando em um aparelho que contenha um LDR. Sim, um poste de iluminação pública possui um aparelho que contém um componente LDR, permitindo que a luz do poste se acenda depois do por-do-sol e se apague nos primeiros momentos em que o dia amanhece.
Testando o componente em um circuito simples
Pensando em um circuito bem simples, um divisor de tensão pode ser criado com um LDR. Como o LDR é um "resistor", cujo valor da resistência varia conforme a intensidade de luz sobre o componente, podemos colocá-lo em série com outro resistor de 10K, ligado a uma fonte DC de 5V, por exemplo.
Com um multímetro, meça a tensão entre o negativo e a tensão de saída. Busque uma fonte de luz ou passe a mão sobre o LDR. Você vai ver que a tensão de saída vai variar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário