No último post abordamos sobre Corrente Contínua e fizemos um pouco de instrudução sobre a tensão na Corrente Alternada.
Em circuitos de corrente alternada, a tensão varia do zero para o positivo, depois volta para o zero. Em seguida a tensão fica negativa e depois volta para o zero, conforme a imagem abaixo, também já mostrada anteriormente.

Esta curva é uma característica da corrente alternada e chama-se senóide. Mais pra frente veremos outros tipos de curva de corrente alternada, mas por enquanto apresentaremos só esta. Cada vez que a senóide completa uma onda, ou seja, diz-se que a senóide completou um ciclo. Na imagem acima, do jeito que está apresentada, a senóide completou dois ciclos.
Nessa postagem em que apresentamos sobre as grandezas elétricas, faltou apresentar o Hertz, que mede a frequência em que uma senóide completa um ciclo dentro de um período de 1 segundo. Portanto, levando em consideração a imagem acima, se T=2 segundos, podemos dizer que a frequência da corrente alternada é de 1Hz, porque ela está completando 1 ciclo por segundo.
Um exemplo de corrente alternada é a própria rede elétrica 127V que, no Brasil, é de 60Hz. Ou seja, a cada segundo, temos uma senóide que completa 60 ciclos, ou seja, 60Hz.
Para medir a tensão desta senóide, temos o VPP, que significa Tensão de Pico a Pico, ilustrado pela imagem abaixo:
Já a imagem abaixo mostra o VP, que significa Tensão de Pico, mede apenas do eixo zero até o topo da senoide. O VP também corresponde ao VPP dividido por dois.
Existe ainda o VRMS, que significa Tensão Eficaz (ou Volts Root Mean Square, em inglês), equivale a 0,707 x VP. Quando uma concessionária de energia informa que a tensão da rede é de 127V, ela está se referindo ao VRMS. O VPP fornecido é de cerca de 180V.
Nenhum comentário:
Postar um comentário