terça-feira, 29 de agosto de 2017

Associação em Paralelo de resistores

No caso da associação de resistores em paralelo, teriamos um circuito com resistores ligados em paralelo à fonte, conforme a imagem a seguir:



Repare, na figura, que a corrente I da fonte E distribui-se entre os resistores. O valor da corrente de cada resistor IR vai depender do valor da resistência do resistor. Se, num circuito em paralelo, todos os resistores possuem a mesma resistência, a corrente dividir-se-á por igual para cada resistor. Porém, se o valor de cada resistor for diferente entre si, a corrente vai passar somente por onde tiver menos resistência, ou seja, pelo resistor de menor valor. 

Por isso, quando se calcula a resistência equivalente de uma associação de resistores em paralelo, o resultado da conta é sempre ligeiramente menor que o valor do resistor que for menor no circuito. Para calcular a resistência equivalente de um circuito de resistores ligados em paralelo, usa-se a seguinte fórmula:



Vamos para um exemplo prático onde três resistores estão ligados em paralelo, um com 4Ω, outro com 6Ω e o último com 12Ω, conforme a imagem a seguir.




De imediato, só de olhar no circuito, sem fazer nenhum cálculo, já dá para saber que a resistência equivalente deste circuito será menor que 4Ω, pois, conforme dito anteriormente, a corrente tende a passar por um caminho no circuito onde haverá menor resistência. Desta forma, os resistores de maior valor praticamente nem interferem no circuito, pois a corrente não passará por estes componentes. Diferentemente de um circuito em que os resistores estão associados em série, no circuito com resistores ligados em paralelo, a corrente possui "alternativas" por onde passar.

Para calcular a resistência equivalente do circuito acima, basta aplicar a seguinte fórmula:

1/Req = (1/4)+(1/6)+(1/12)
Req = 1/((1/4)+(1/6)+(1/12))
Req = 2Ω

Assista o vídeo abaixo que preparamos sobre associação de resistores em paralelo no nosso canal do Youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário