domingo, 12 de junho de 2016

Atari Punk Console alimentado pela rede elétrica 127V



Eu já tinha feito antes um Atari Punk Console - APC, mas ao invés de ter feito a partir do zero, eu tinha comprado uma placa de dupla camada vindo de um kit que comprei no eBay. Desta vez - e em função do meu curso de Eletrônica, resolvi fazer este aparelho a partir do zero. Depois, este aparelho serviu de base para a criação de um Piano Eletrônico, um projeto também muito bacana, e que abordarei aqui no futuro.

A primeira parte deste projeto começa com a fonte e embaixo está o esquema do circuito:





O transformador eu peguei de um vídeo cassete. Ele tem um primário de 127V e 220V e quatro secundários, 3V, 8V, 16V e 40V. Como o circuito do APC requer tensão de 9V, usei o secundário com 16V. No secundário de 3V coloquei uma lâmpada baioneta para indicar quando o aparelho estiver ligado. A chave que liga a lâmpada e a fonte é daquelas de computador antigo, como este que aparece na imagem a seguir.



Em seguida fiz uma ponte retificadora com 4 diodos 1N4007 para obter a retificação de onda completa. O capacitor eletrolítico que você vê no circuito é de 4700µF, 50V. O ultimo componente é o regulador de tensão 7809 que vai regular o ripple.


Transformador

circuito da fonte em teste no protoboard


Terminado esta etapa da fonte, agora vem o circuito do APC propriamente dito. E o esquema deste circuito é montado deste jeito:


Circuito do APC - fonte: Wikipédia

No circuito acima é possível verificar que os dois CI's 555 foram instalados, respectivamente, para funcionar em modo astável e monostável. A manipulação dos potenciômetros é o que produz o áudio caracteristico do APC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário