sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Faça um gerador de energia eólica com motor de passo




Não é necessário muito vento para produzir energia elétrica. A quantidade de energia aqui é para acender alguns leds (portanto, não vai achando que vai iluminar a casa inteira, o bairro onde mora ou coisa do tipo com o projeto que está apresentado aqui).


Peças:
Para este projeto você vai precisar de:

1 motor de passo – o meu eu retirei de uma impressora Epson. Toda impressora, scanner ou fax tem um motor de passo dentro.
1 hélice – a minha hélice foi feita de 4 latas de alumínio (pás/aletas) coladas com silver tape numa outra lata (rotor).
4 leds e um pequeno pedaço de placa de fenolite universal (esta placa você não precisa, mas se tiver ajuda na hora de instalar)
1 suporte – peguei uma caixa de um antigo roteador. Ainda usei dois espaçadores para deixar o motor de passo instalado por cima da caixa.
1 pedaço de 2 cm de tubo de combustível
1 suporte de pedra de esmerilhar ou lixa de aço para furadeira

No meu caso, a maioria dos “ingredientes” acima foi retirada de antigos aparelhos, inclusive os leds, eu não comprei um único componente, exceto o suporte de furadeira. Procure fazer este gerador só com componentes recuperados de outras coisas, assim você ajuda na reciclagem e a preservar a natureza.


Montagem
Com o motor de passo em mãos você precisa descobrir quais são os pares de fios em que surge uma diferença de potencial (energia) quando você gira o eixo do motor de passo. Para isso, pegue um led e vai conectando ele nos fios e testando. Se você retirou o seu motor de passo de um aparelho qualquer sem remover o conector de plástico que está instalado na ponta dos fios então fica mais fácil descobrir quais são estes pares.

Uma vez descoberto estes fios, o passo seguinte é fazer a conexões com os fios. Para acender os 4 leds, cada par de fio possui dois leds associados em paralelo, conforme a imagem a seguir:

Esquema de ligação do circuito dos leds com o motor de passo


Repare que o 5º e o 6º não estão ligados em nada. O motivo é que quando girei o motor não surgiu nenhuma energia nestes dois fios (o led ficou apagado).

Esta montagem pode ser feita conectando-se os fios, mas eu preferi soldar tudo numa placa de fenolite universal, pois desta forma eu não precisei cortar o conector original que veio na ponta dos fios do motor de passo, de forma que posso reutilizá-lo para fazer outras coisas, se preferir, ou ainda melhorar este projeto.

Deste ponto, o passo seguinte foi montar uma base de apoio para o motor. Para esta base, usei uma caixa de um antigo roteador que eu tinha. Esta caixa também serve como abrigo para a placa de fenolite e ajuda a esconder os fios. Os dois espaçadores permitem que o motor seja instalado do lado de fora. Fiz também 4 furos na caixa para colocar os leds e eles ficaram presos com cola quente.

O motor de passo vem instalado com uma engrenagem. Se você for comprar na loja, ele vai ser vendido sem a engrenagem. Esta engrenagem é meio difícil de remover, sendo necessário o uso de uma micro retifica. Mas ao invés de removê-la, percebi que o diâmetro dela era quase igual ao diâmetro do suporte da furadeira que vem por cima. Então, para juntar os dois, resolvi fazer isso com um pequeno pedaço de mangueira de combustível. Esta mangueira você encontra em qualquer loja de autopeças, mas, se não quiser comprar isto também, vá até uma oficina e peça por um pedaço de mangueira que já tenha sido usada que está de bom tamanho.

Feito isto, o passo seguinte é fazer a hélice. Procure uma lata grande, pois esta lata precisa segurar as pás da hélice e também abrigar o motor de passo que ficará no interior da lata. A lata vai ser instalada de ponta cabeça. Portanto, precisa ser feito um furo do fundo da lata, bem ao centro. Deixe para instalar esta lata no motor de passo depois que as pás da hélice estiverem prontas.

As pás da hélice são feitas de alumínio e são 4 no total. Penso que se você fizer 8 pás vai obter uma eficiência maior. Prender estas pás na lata maior é um desafio. Eu fiz isto com fita Silver Tape, pois ela adere muito bem. As pás precisam estar curvadas, de modo que, quando o vento passar pelo gerador, são elas que vão fazer o motor de passo girar, independente da direção em que o vento está vindo.

Feito isto tudo, basta instalar a hélice pronta no suporte de furadeira e pronto! Seu gerador eólico está pronto!

Se você for fazer este projeto e precisar de alguma dica (ou até mesmo me mandar uma dica também), não deixe de fazer seus comentários abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário