Circuito inventado por Forest M. Mims III, este aparelho recebeu este nome porque os sons que ele emite lembra muito os jogos do Atari. Entretanto, não é um vídeo-game. Segundo algumas fontes, Mims criou este aparato enquanto estava pensando em algo voltado às crianças cegas, uma espécie de brinquedo para elas, mas acabou se tornando popular em parte devido a pessoas interessadas em projetos caseiros (Do it yourself). Apesar de popular nos EUA e Europa há algumas gerações, desconheço outras pessoas ou páginas na internet de quem já tenha feito isto aqui no Brasil.
A utilização do jogo é bastante simples: após ligar o aparelho pelo interruptor, você tem outros 3 botões, sendo que um controla o volume do som e os outros dois são usados para manipular o som. Outras versões do APC possuem até 5 botões para manipulação do som, a partir do mesmo circuito, além de substituir os potenciômetros por LDR, fazendo com que a manipulação do som seja feita através da luz.
![]() |
Circuito original desenvolvido por Mims incluia dois CI 555. Os atuais geralmente são feitos com um CI 556. O sistema é alimentado por uma bateria de 9V. |
A placa de circuito é o componente mais complexo, mas você pode montar você mesmo a partir de uma placa perfurada universal ou corroer a própria placa lisa. Se quiser pular esta parte, saiba que existem vendedores no e-Bay que vendem desde o kit completo até peças "avulsas" como somente a placa. O restante dos componentes podem ser encontrados em qualquer loja de componentes eletrônicos.
PCB feito pela Synthrotek que utilizei na montagem do meu APC |
Optei por montá-lo num estojo de fita VHS, pois além de ter sobrando em casa, é mais fácil do que montar numa caixa de madeira. No link abaixo você pode verificar como ficou o áudio do APC feito por mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário