sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Código Morse

Quando o Titannic estava afundando, os operadores do telegrafo mandaram via radio um sinal de SOS que em código Morse é representado como ...---... Aquela foi a primeira vez em que a sigla SOS foi utilizada na historia e significa Save Our Ship (salvem nosso navio).

Bem antes disso, o código Morse já era popular nos EUA por conta da guerra da secessão, quando houve necessidade de implantar naquele pais um sistema de comunicação que fosse mais rápida que o serviço dos correios.

Você pode achar o código Morse como algo antiquado ou uma "curiosidade" que se ensina aos jovens escoteiros, mas você sabia que a marinha francesa utilizou esse sistema de comunicação até 1997? Sua ultima transmissão foi "Chamando todos. Este é o nosso último grito antes do nosso silêncio eterno."



O código morse pode ser transmitido via rádio, circuito elétrico ou até mesmo a partir de uma lanterna. Você pode seguir a tabela acima para formar mensagens em código Morse ou utilizar o conversor de frases neste link: http://www.baependi.com.br/morse/

Cabe lembrar uma importânte diferença: o código Morse é uma linguagem de comunicação. Os aparelhos que recebe e transmite as mensagens é chamado de telégrafo. Nas imagens abaixo vemos uma pessoa manuseando um transmissor de código Morse. Este tipo de aparelho fecha o contato de um circuito, cujo funcionamento é idêntico a um interruptor comum desses que temos na parede.







Neste caso, os sinais são transmitidos por cabos. Durante a linha de transmissão, existem aparelhos que amplificam o sinal emitido para que ele cumpra o seu trajeto em longas distâncias. Não é possível simplesmente unir dois cabos a 200 Km de distância, pois o sinal vai ficando fraco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário