Carnaval chegando, e as férias terminando: este é o período em que as pessoas dão preferência para levar o carro na oficina para fazer uma revisão antes da família sair de férias. Neste post vou salientar somente os aspectos mais importantes e básicos sobre a manutenção automotiva que você precisa saber. Já há alguns anos este tema vem ganhando força, não só por causa das revisões obrigatórias impostas por alguns municípios, mas também porque o consumidor está cada vez mais se enxergando como parte de um ecosistema que deve ajudar a preservar. Isto mesmo, fazer a manutenção automotiva preventiva ajuda a reduzir os níveis de poluição do ar, além de aumentar a eficácia do motor.
Por exemplo, quando eu trabalhava no ramo da indústria automotiva, fiquei sabendo sobre um caso em particular muito interessante: um carro de uma proprietária que não entendia nada sobre o tema havia sido selecionado, e a empresa tinha trocado todos os itens possíveis (a maioria deles estão listados abaixo). No final, esta proprietária de um Fiat Uno percebeu uma economia de até 40% no consumo de combustível!
Este tópico é direcionado àqueles que nunca ouviram falar sobre o tema antes e desejam conhecer mais sobre o assunto. Na minha cidade natal, Campinas, sempre que vou fazer alinhamento e balanceamento de pneus, os "técnicos" (ou seriam vendedores?) da loja vem com uma conversa de que tem que trocar o amortecedor do carro a cada dois anos. Se eu desconhecesse o assunto, provavelmente cairia na conversa deles e faria a troca sempre que vou lá. A bem da verdade, tem muitas oficinas e postos de combustível neste país que se aproveitam do desconhecimento dos seus clientes sobre o assunto para vender todo o tipo de acessórios, os quais nem precisavam ser trocados na hora.
Até mesmo algumas empresas fabricantes de filtros "informam" que seus produtos tem que ser trocados a cada 5.000 KM, sendo que quem trabalha no ramo sabe que os mesmos itens poderiam ser trocados a cada 30.000 KM. Esta ganância dos vendedores empurrar o produto acaba tornando a manutenção automotiva muito custosa, e o cliente, que não sabe se está sendo enganado ou não, fica na defensiva e acaba postergando manutenções importantes do seu automóvel. São estas as pessoas que quero ajudar aqui.
O melhor cenário possível é deixar no porta-luvas um pequeno caderno de anotações, aonde você terá um controle por escrito do que você fez no carro e quando. Nunca confie no poder de sua memória, pois você certamente não conseguirá fazer este tipo de controle de cabeça. Pegue um caderno e escreva nele tudo o que você fez em termos de manutenção automotiva do seu carro. Se preferir, tenha ao menos uma planilha no computador.
No total são 4 itens de segurança que você não pode deixar de monitorar:
Palhetas
A função principal da palheta é tirar a água do vidro em situações de chuvas ou tempestades. Ao contrário do que muitos pensam, a palheta não deve servir para tirar a sujeira do para-brisas. Sujeiras encrustadas (inclusive poeira) devem ser retiradas na mão, quando for lavar o carro. A palheta consiste numa borracha montada numa armação de metal. Esta armação pode ser trocada, inclusive, os preços das palhetas que vemos nos postos de combustivel são geralmente salgados.
Existe a possibilidade de você aumentar a vida útil da palheta simplesmente limpando a borracha com um pano umedecido em água. Nunca utilize qualquer tipo de produto químico. Minha recomendação pessoal é que você crie o hábito de pegar papel descartável no posto e tirar a poeira, tanto da borracha quanto do vidro (na parte baixa, onde a palheta fica parada quando não está em funcionamento, costuma ser uma área que acumula pó).
A palheta funciona a partir de um motor elétrico debaixo do parabrisas que não fica visível. Palhetas duplas, embora sejam mais bonitas para alguns, reduzem à metade a vida útil desse motor, portanto, evite o uso de palhetas duplas.
Lembre-se sempre: sem palhetas, você pode ficar sem enxergar direito ao que está adiante do carro durante uma tempestade e causar uma colisão.
Extintor
O extintor deixou de ser item obrigatório nos veículos, porém, muitos motoristas ainda preservam este item dentro do carro e até fazem a troca de extintores nos postos de combustível. Verifique sempre a data de validade do extintor. Procure conhecer as marcas mais conhecidas ou recomendadas de extintores na internet e priorize a qualidade ao adquirir um extintor recondicionado. Os da categoria BC tem validade de um ano e os da categoria ABC tem validade de 5 anos.
Freios
Verifique o nível do fluído de freio a cada 30 dias. Evite sobrecarregar o veículo com peso acima de sua capacidade para que os freios não sejam gastos em demasia ou tenham sua eficácia comprometida numa situação crítica. Numa descida muito íngreme, reduza a marcha do câmbio e desça engrenado, sem acelerar. Isto se chama "freio-motor", ou seja, quando se usa o próprio motor para reduzir a velocidade do veículo.
Pneus
Calibre os pneus semanalmente, conforme a indicação do fabricante. Geralmente, dentro da tampa externa onde o carro é abastecido com combustível existe um adesivo colado indicando-se as calibragens que devem ser feitas nos pneus dianteiros e traseiros, conforme for o número de passageiros do veículo.
Se for pegar estrada por muito tempo, calibre 2 libras a mais do que o recomendado.
Faça o rodízio de pneus a cada 10.000 KM. Quando for trocar um pneu muito gasto, de preferência por trocar os dois pneus do mesmo eixo. Existe um mito de que os pneus mais novos devem ser colocados à frente e os mais velhos no eixo de trás. Se você manter o rodízio de pneus sempre, eles sempre desgastarão por igual. Uma coisa que você deve fazer é manter os pneus sempre no mesmo lado, por exemplo, o pneu que estava no lado direito de trás deve ser colocado no eixo traseiro, mas no lado direito também.
Os pneus possuem indicadores de desgaste entre os sulcos, em alto relevo. Quando estes indicadores ficarem visíveis, troque o pneu.
Ao calibrar o pneu, faça-o quando o carro estiver "frio" ou sem ter sido utilizado por pelo menos 4 horas. Quando você usa um carro, o ar dentro do pneu esquenta, e quando você for calibrar o carro, o aparelho informa primeiro a pressão atual e depois automaticamente completa o pneu com ar até a pressão desejada. Mas este aparelho pode completar o pneu com a quantidade insuficientemente de ar ou até mesmo retirar ar do pneu caso o ar dentro dele estiver quente. Lembre-se do que aprendeu na física na escola: com o calor, os gases se expandem.
Até agora vimos os itens críticos de segurança. Os itens seguintes também são importantes, pois afetam a eficiência do motor. Observemo-os:
Troca de óleo
Existem três tipos de óleo: o mineral, o semi-sintético e o sintético, sendo que cada tipo de óleo colocado deve ser trocado, respectivamente, a cada 5.000 Km, 10.000 Km e 15.000 Km. Alguns supermercados vendem óleos e filtros e, certamente, os preços praticados nestes estabelecimentos são mais em conta do que você encontrará no posto de combustível. Porém, isto não deve ser entendido como uma forma de incentivo para fazer a troca de óleo em casa. Não faça isso! O óleo queimado recolhido pelo posto é reciclado, ao passo que, se você fizer a troca de óleo em casa, não vai ter onde jogar fora o óleo queimado. Este óleo tem o poder de contaminar o lençol freático, portanto, não deve ser descartado na rua ou nem mesmo no lixo doméstico. Compre o óleo e filtros no supermercado, leve-os a um posto de combustível e peça para um frentista fazer a troca de óleo. No geral, eles farão isto para você "de graça" se você comprar alguma coisa do posto, mas se você não comprar nada do posto, eles irão pedir algum dinheiro de você, já que estão prestando um serviço.
O óleo mineral é o que vem do petróleo. O sintético nada mais é do que o óleo usado e que foi reciclado. Como ele já foi usado antes, o óleo sintético tem uma viscosidade que aumenta sua duração. É por isso que o óleo sintético (que é reciclado) tem uma duração maior que o mineral. Aqui vimos um exemplo perfeito de como a reciclagem contribui no comércio, à manutenção automotiva e ao meio ambiente. Por isso, não se esqueça: faça sua troca de óleo no posto, para que o óleo usado seja sempre recolhido e reciclado, evitando-se assim que ele seja descartado na rua ou num aterro e venha, futuramente, a contaminar o solo e envenenar a água.
Filtros
Troque o filtro de óleo a cada troca de óleo. Nunca faça uma troca de óleo sem trocar o filtro de óleo. Reutilizar o filtro de óleo de uma troca de óleo anterior faz sujar o óleo novo que está sendo colocado, reduzindo-se assim sua eficácia. Portanto, sempre troque os dois juntos.
Substitua o filtro de ar a cada 15.000 Km ou (no máximo) 20.000 Km. Verifique, a cada 15.000 Km o filtro de cabine. Este filtro é responsável por purificar o ar do interior do veículo. Quanto ao filtro de combustível, troque-o a cada 15.000 Km.
Radiador
Verifique o nível de radiador uma vez por semana. Na dúvida, adquira o habito de pedir para o frentista "dar uma olhada no motor" enquanto seu carro é abastecido. O radiador é responsável por arrefecer o motor e evitar que ele esquente demais e venha a fundir-se. Carro com motor fundido é uma merda. Carro com motor trocado também é uma merda. Evite danos ao motor do seu veículo para que seu carro tenha sempre o motor original de sua fabricação.
No painel do veículo o motorista tem dois indicadores importantes sobre o radiador. O primeiro é o da temperatura do motor. A temperatura deve ficar sempre entre 90 a 100°C. Quando você estiver na estrada, é normal que a temperatura caia drasticamente. Se a temperatura do motor ultrapassar os 100°C, e você começar a observar uma fumaça saindo do motor, desligue o carro imediatamente. Muito provavelmente esta "fumaça" é o vapor da água saindo do radiador. Por isso, até mesmo a tampa do radiador deve estar bem encaixada para evitar que o vapor saia do reservatório e deixe o motor sem água.
Se isto acontecer, você será avisado por uma outra luz indicadora do painel, aquela tem quem um regador com uma gotinha saindo da ponta. Esta luz indica que o nível de água no radiador atingiu um nível crítico. Se você ver esta luz se acender no painel, desligue o motor imediatamente.
Existe um nível mínimo e máximo de água a ser colocado no radiador do seu carro. Obedeça estes parâmetros. A água pode ser misturada por um fluído (geralmente na cor avermelhada) que serve para combater corrosões dentro do sistema de arrefecimento do veículo. Independentemente disso, quando for adicionar água ou fluído, faça-o com o motor ligado. Procure não inspecionar e nem adicionar água no motor quando ele estiver quente, pois há riscos de queimadura. Existe uma bomba que faz a água circular e ela pode espirrar para fora do reservatório e queimar alguém caso estiver sem a tampa. Mesmo as pessoas experientes fazem isto com muito cuidado. O ideal é você ligar o carro de onde ele estiver estacionado e ir diretamente ao posto.
Cabos de Vela
Evite respingos de material abrasivo sobre os cabos de ignição. Ao lavar o motir do seu veículo, seque bem a região de contato dos cabos de ignição. Carros movidos a GNV precisam utilizar cabos de ignição específicos, caso contrário, a durabilidade do motor pode ser comprometida.
Bateria
No geral, uma bateria dura entre 2 a 3 anos. Dê partidas curtas, entre 5 a 7 segundos. Se seu veículo estiver abastecido com álcool, é possível que a partida demore mais nos dias frios de inverno. Para evitar partidas longas, mantenha o reservatório de gasolina aditivada cheio nas épocas de inverno. Não deixe luzes e acessórios ligados quando o veículo estiver desligado. Faça uma revisão da parte elétrica do seu veículo regularmente.
Correias
Evite ao máximo fazer o carro "pegar no tranco", pois a correia pode saltar. Troque as correias a cada 50.000 Km.
Velas de Ignição
Troque as velas de ignição periodicamente, conforme for a recomendação do fabricante, o que geralmente é a cada 20 ou 30 mil quilômetros.
Velas de ignição costumam se desgastar ao longo do tempo e, quando não são trocadas, podem provocar falhas no motor, elevando o consumo de combustível e emissão de poluentes.
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